domingo, 31 de maio de 2020

PARA UM OUTRO MUNDO, UM OUTRO CURRÍCULO

POR QUE NÃO?

1) Por que não, trocar boa parte da gramática pelo desafio de ensinar a ler nas entrelinhas?
2) Por que não, contar a história da guerra do Paraguai pelo ponto de vista paraguaio?
3) Por que não, trabalhar os corpos como festa na biologia e na educação física ou na química e na educação artística?
4) Por que não, considerar o corpo humano como guardião do respeito pela vida planetária nas humanas e nas exatas?
5) Por que não, ensinar matemática destacando que a operação mais importante é a divisão equitativa da riqueza?
6) Por que não, mostrar a invisibilidade dos " involuntários" da pátria nas aulas de literatura, história e geografia?
7) Por que não, buscar a coerência entre o que se diz e o que se faz, em todos os momentos?
8) Por que não, admitir que uma prova não prova nada seja qual for o componente curricular?
9) Por que não, reconhecer que o conceito de meritocracia, em qualquer nível de ensino, é uma fraude numa sociedade perpassada pela iniquidade?
10) Por que não, utilizar o fio curricular para tecer um mapa-múndi pintado com as cores do arco-íris?
11) Por que não, tornar o espaço escolar  um centro produtor de vacinas contra o personalismo e a perversidade, a indiferença e o moralismo hipócrita, o capital e a barbárie? 
12) Por que não, compreender que na construção do conhecimento a pertinência da pergunta feita é mais importante do que qualquer resposta?
13) Por que não, uma prática curricular que possa contribuir para superar a "normalidade" que nos trouxe a 2020?
                                                                                  MARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário